Conheça Veranópolis

Receptivo Local

Agora também, em parceria com guia local na cidade, a Spatur pode agendar o seu passeio de final de semana com toda a comodidade e tranquilidade que um turista merece. Programe-se para você e seus amigos para passear de jeep pelos belos pontos turísticos da nossa cidade. Consulte-nos para confirmar as datas e formas de pagamento para poder desfrutar momentos especiais em contato com a natureza que está ao nosso redor. Fotos: Marivete Consalter/Pró Foto

Ver mais

Ponte Ernesto Dorneles

Mais conhecida como Ponte das Antas, localiza-se no limite de Veranópolis e Bento Gonçalves. Ponte de vão único de cimento armado é a terceira do mundo e a primeira em arcos paralelos a ser construída no gênero, sendo orgulho da engenharia brasileira. Possui 278 metros de comprimento e 9 metros de largura e foi inaugurada em 31 de Agosto de 1952.

 

Foto: Clóvis Ribeiro/Foto Parise

Belvedere do Espigão

Da plataforma pode-se visualizar o leito do rio das Antas, a estação férrea de Jaboticaba, a ponte da estrada de ferro e os túneis sob as montanhas. Localizado na subida da Serra, pela RSC 470, avista-se também a Casa de Máquinas da Usina Hidrelétrica de Monte Claro.

RSC 470 entre Veranópolis e Bento Gonçalves

 

Caverna Indígena

Conhecida também como Gruta Indígena, neste local foram encontrados vestígios que sugerem a habitação de índios caigangue. A caverna formou-se pela erosão e pelo desgaste lento das rochas durante aproximadamente cinco milhões de anos. Sua largura é de 28 metros, e 67 metros de extensão.

Cascata dos Três Monges

Distante quatro quilômetros do centro da cidade, o parque da Cachoeira dos Três Monges proporciona ao visitante momentos de rara beleza, com mirantes de tirar o fôlego para o vale e para a cachoeira de 112 metros de altura. O nome foi inspirado em uma imagem impressa nas pedras ao lado da cachoeira.

RSC 470 - Saída trevo Vila Azul

Cascata da Usina Velha

Formada pela antiga barragem do Rio Retiro, localiza-se na Linha Carlos Gomes, próximo a Vila Azul. No local existem ruínas da primeira Usina de Geração de Energia Elétrica do interior do RS, inaugurada no início do século passado e que fornecia energia para a então Vila de Alfredo Chaves.

RSC 470 - Saída trevo Vila Azul

Casa de artesanato Fontana

Venda de artesanato em madeira, vime, tecido, palha e lembranças, além de esculturas e entalhes de madeira e réplicas e restauro de móveis.

RSC 470 Km 178, 530 - Fone: (54) 3441-1497 – ao lada da Torre Mirante da Serra
Atendimento: diariamente das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h30min.

Torre Mirante da Serra

A Torre Mirante da Serra, inspirada na Torre CN - Canadian Tower de Toronto (Canadá) - é a única do país com restaurante giratório com capacidade para 150 pessoas. A volta completa do restaurante é realizada em duas horas. Do alto dos seus 79,5 metros, é possível visualizar-se cidades vizinhas como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, além das belezas da própria Terra da Longevidade. RSC 470, Km 178

 

Fone: 54.3441.8350

Artesanato local

Fios No entrelaçar dos fios, as mãos contemplam formas... Crochê, Macramé. Madeira Matéria-prima para se esculpir relatos, fé e cultura transformadas em vida por mãos. Pinturas Conhecimento de técnicas que transbordam beleza. Lãs ... e as cores e tramados encantam os olhos. Vagonite, Crochê de Grampo, Tricô, Tear, Pintura, Pompom, Tear, Ponto Cruz. Palha e vime ...obras da natureza trabalhadas em arte final pela habilidade dos artesãos que entrelaçam dedicação e amor. Cera, Biscuit, Porcelana

Arcos de Acesso

Nos dois extremos da avenida Osvaldo Aranha, caminho obrigatório das pessoas que passavam pela cidade antes da chegada da RSC-470. Arco Sul e o Arco Norte, como são conhecidos, foram construídos na década de 50 e decorados com pedras de quartzo.

Portal Monumento

O Portal-Monumento foi construído para homenagear os 125 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. É símbolo da Terra da Longevidade. O monumento tem no alto de um de seus braços a representação das três gerações da família de imigrantes italianos, e no outro a maçã, mostrando o pioneirismo do plantio desta uva.

 

Foto: Marco Antônio Nedeff

Vila Bernardi

Construída em 1946, em estilo florentino, foi onde viveu, por duas décadas, o escritor Mansueto Bernardi. Possui uma biblioteca com grande acervo de obras clássicas francesas, formação histórica do RS, poetas italianos e rio-grandenses. Por tratar-se de uma propriedade particular, recomenda-se agendar a visita

Rua Astério de Mello, 1551
Fone: (54) 3441-4658
Atendimento sob agendamento

Balneário do Retiro

Situado a quatro quilômetros do centro da cidade, é formado por piscinas naturais, com infraestrutura necessária para camping, esportes e lazer.

Casa da Cultura

Instalada no prédio que foi por muitos anos a sede da Sociedade Alfredo Chavense. Construída no final do século XIX, a edificação foi adquirida pelo município na década de 90 e tombada como patrimônio histórico e cultural em 2005. O local, que recebe os principais eventos culturais de Veranópolis, recebeu o nome de Frei Rovílio Costa em 2009, pelos relevantes trabalhos antropológicos do escritor para a cidade e para o Estado.

Rua Carlos Barbosa, 55
Fone: (54) 3441-7615.
Seg. a Sex. 8h30min às 11h30min e 13h30min às 17h.
Sáb. e Dom. das 9h às 11h30min e 14h às 17h.
Feriados das 14h às 17h.

Casa Saretta

Construída no ano de 1903, foi sede da primeira Agência de Correios e Telégrafos do município. Em 1984, tornou-se patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Atualmente, além de ser o Centro Municipal de Informações Turísticas, abriga a Secretaria Municipal de Turismo e venda de artesanato local.

RSC 470, Km 177 - Fone:(54) 3441-7695
Atendimento: segunda a sexta 8h30min às 11h30min
e 13h30min às 17h /Sáb. Dom. e Feriados das 9h às 15h.

Tedesco, Villa D’Asolo

Silêncio, emoção...para vivenciar o empirismo da imigração italiana, conhecer ecologia, agroecologia, astronomia e práticas de educação ambiental em meio a florestas de araucárias, criação de ovelhas, galinhas de ovos verdes e azuis, arquitetura italiana, capitel, mirante, horta, pomar, ervas medicinais, flores e lanche típico com produtos do sítio.

Eventos: Caminhada da Lua Cheia, Ciclo do Sol (solstícios e equinócios), atividades em educação ambiental e alimentar para escolas.

Atendimento diário, com reserva

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

No ano de 1906, por influência dos Freis Capuchinhos e das Irmãs de São José, foi construída uma réplica da Gruta de Lourdes da França. Local de rara beleza, em seu interior possui uma pequena gruta encravada na terra. No dia 11 de Fevereiro, milhares de fiéis de todas as partes visitam e dão graças a Mãe de Lourdes.

Rua São Francisco de Assis - Centro

Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

Sua construção ocorreu entre os anos de 1919 e 1933. A mesma substitui a antiga Igreja Imperial, estrategicamente localizada no caminho dos tropeiros que iam a Vacaria, antes da colonização de Veranópolis. Sua construção é em estilo neo-gótico, levando o nome de seu padroeiro São Luiz Gonzaga.

Av. Osvaldo Aranha - Centro

ACOMPANHE A SPATUR

NAS REDES SOCIAIS

Spatur no Facebook Spatur no Google Plus